Mineração de GPU não é mais lucrativa após fusão com Ethereum

By Labels: at

 

Mineração de GPU não é mais lucrativa após fusão com Ethereum

 

Apenas um dia após a Ethereum Merge, onde a criptomoeda mudou com sucesso de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS), a lucratividade da mineração GPU entrou em colapso. Isso significa que as melhores placas gráficas devem finalmente estar de volta ao seu lugar, no seu PC para jogos, exatamente como Deus pretendia. Essa é uma queda rápida, considerando que ontem ainda havia algumas criptomoedas que eram tecnicamente lucrativas.

 

Observando o WhatToMine (abre em uma nova guia) e usando o padrão de US$ 0,10 por kWh, os melhores resultados são com a GeForce RTX 3090 e Radeon RX 6800 e 6800 XT. Esses estão tecnicamente mostrando resultados ligeiramente positivos, no valor de cerca de US $ 0,06 por dia após os custos de energia. No entanto, isso não leva em consideração o custo da energia do PC ou o desgaste da placa gráfica.

 

Mesmo com um resultado líquido ligeiramente positivo, ainda levaria mais de 20 anos para empatar o custo de um RX 6800. Dizemos isso com ironia, porque se há uma coisa que sabemos com certeza, é que ninguém pode prever como será o mercado de criptomoedas mesmo daqui a um ano, não importa 20 anos no futuro. É um mercado volátil, e definitivamente há muitos grupos e indivíduos esperando descobrir uma maneira de tornar a mineração de GPU lucrativa novamente (entrada de chapéus de MMGPA...)

 

Alguma coisa vai recapturar as alturas da mineração Ethereum? Talvez, mas eu não apostaria nisso. Eu também não seria contra. Vai acontecer ou não vai acontecer, e eu não vou me preocupar muito mais com isso.

 

Enquanto isso, aqui está um rápido resumo da lucratividade atual - ou não lucratividade - das placas gráficas da geração atual.

 

Das 21 placas gráficas da geração atual da série AMD RX 6000 e da série Nvidia RTX 30, apenas cinco são teoricamente lucrativas no momento, e todas estão apenas no preto. Isso está usando dados do NiceHash e do WhatToMine, então talvez haja maneiras de ajustar outras GPUs para obter o resultado positivo, mas a conclusão é que ninguém deveria estar usando GPUs para mineração agora e certamente não comprar mais GPUs para mineração propósitos.

 

Claro, você pode argumentar que as avaliações de criptomoedas podem voltar a subir novamente no futuro e, portanto, você pode minerar com prejuízo até que isso aconteça. Mas se você realmente acredita nisso, por que se preocupar em investir potencialmente milhares de dólares em hardware de PC para minerar a uma taxa muito baixa, quando você pode investir diretamente em qualquer moeda(s) que você goste?

 

Como observamos em nossa recente verificação de preço de GPU logo antes do The Merge acontecer, é difícil imaginar qualquer cenário em que muitas das antigas GPUs de mineração não acabem sendo vendidas em mercados de segunda mão como o eBay nos próximos meses. Leve em consideração o espaço do armazém, custos de energia, pessoal para executar tudo e outras considerações de infraestrutura, e até mesmo energia ultra barata não torna a mineração de GPU sensata. É um bom momento para as fazendas de mineração embolsar seus ganhos e vender seu estoque restante ou reduzir suas perdas e fechar a loja.

 

Comprar uma placa de vídeo usada parece que vai se tornar muito mais tentador em um futuro próximo, em outras palavras. Nosso conselho: compre de um vendedor estabelecido em um mercado (como o eBay) que permita devoluções. Por outro lado, não pague em dinheiro a alguém do Facebook Marketplace que você precisa encontrar em um estacionamento e, definitivamente, não envie BTC ou ETH para um cartão usado.

 

Esta é uma ótima notícia para os jogadores, que na maioria das vezes passaram a maior parte do ano passado se contentando com qualquer cartão que tinham antes do boom das criptomoedas no final de 2020. Isso significa que a AMD e a Nvidia não poderão cobrar caro preços para qualquer GPU que eles esperam vender em grandes quantidades. Podemos ver o lançamento do RTX 4090 e do RX 7900 XT com MSRPs inicialmente altos, mas assim como o RTX 3090 Ti e o RX 6950 XT rapidamente caíram abaixo de seus MSRPs de lançamento, o mesmo acontecerá com as próximas GPUs Nvidia Ada e AMD RDNA 3.

 

Se você deseja construir um novo PC para jogos ou atualizar sua placa gráfica existente, espere um pouco mais e definitivamente não compre nenhuma placa gráfica por mais de US $ 500. Os preços das GPUs existentes continuarão caindo, e as novidades estão chegando.

 

Jarred Walton é editor sênior da Tom's Hardware com foco em tudo GPU. Ele trabalha como jornalista de tecnologia desde 2004, escrevendo para AnandTech, Maximum PC e PC Gamer. Desde os primeiros 'desaceleradores 3D' do S3 Virge até as GPUs atuais, Jarred acompanha todas as últimas tendências gráficas e é o único a perguntar sobre o desempenho do jogo.

Post a Comment

Back to Top